cerca de 50 pessoas para mais uma caminhada
por terras do Vale do Sousa
De acesso dificil, rodeado por montes mais altos que lhe retiram a visibilidade. O Castelo de Aguiar se Sousa situava-se na rede defensiva do território, a que os reis asturianos deram particular atenção.
A base da torre de Aguiar testemunha uma estrutura de planta quadrangular descentralizada dos vestígios do contorno da muralha de forma ovóide.
No século XII, o Castelo não deveria possuir ainda a Torre, embora seja já própria do castelo da época românica a existência da torre de menagen no interior da cerca amuralhada superior.
O Castelo foi atacado por Almançor em 995 no contexto das guerras da Reconquista. Encabeçou uma terra no processo da reorganização do território decorrido ao longo do século XI e um importante julgado já no século XIII.
Foi declarado Imóvel de Interesse Público pelo Dec. n.º 95/78, DR 210 de 12 de Setembro de 1978. Este monumento integra a Rota do Românico do Vale do Sousa e foi pertença de Mem Pires de Aguiar, nascido em 1100.
Foi vila e sede de um extenso concelho até ao início do século XIX. Era constituído por 39 freguesias dos actuais municípios de Gondomar, Valongo, Lousada, Paredes e Paços de Ferreira. Tinha, em 1801, 21 643 habitantes e ocupava uma superfície de cerca de 260 km².
Aqui deixo algumas fotos de mais uns cogumelos
que foi encontrando ao longo do trilho
que foi encontrando ao longo do trilho