terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Pelos caminhos do Monte da Franqueira - Barcelos | 13.12.2009
Modesto templo que primitivamente resumia-se a uma pequena construção quadrangular a que corresponde a actual capela-mor. Esta conserva a cornija primitiva românica ornada de modilhões enquanto a cobertura é de abóbada de cantaria nervurada, gótica. Destaca-se o altar-mor, mesa monolítica de jaspe, assente em 3 colunas da mesma pedra, actualmente encoberta com um frontal de madeira e possuindo tribuna em talha simples, onde se venera uma imagem de N.ª S.ª da Franqueira, relativamente recente, talvez do séc. 18. No séc. 18 acrescentou-se-lhe uma nave de paredes rebocadas e tecto em estuque caiado, iluminada por amplas janelas, a sacristia e uma torre sineira.
Castelo de Faria localiza-se na freguesia de Faria, Concelho de Barcelos, Distrito de Braga, em Portugal.
Um dos mais importantes castelos do Entre Douro e Minho, foi erguido, isolado, no alto de uma elevação na vertente norte do monte da Franqueira, dominando o caminho que ligava Barcelos ao porto de Viana. Atualmente em ruínas, inscreve-se na Região Turística do Alto Minho.
Este local apresenta vestígios de povoamento desde a Idade do Bronze ate à Idade Média. Trata-se de um povoado que teve a sua maior expressão durante a Idade do Ferro, tendo depois sido reconvertido em castelo românico. Foi neste castelo que o Nuno Gonçalves, alcaide de Faria, foi assassinado por não ter permitido ao filho a rendição da praça aos castelhanos durante as Guerras Fernandinas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostava de rectificar um erro sobre o castelo de Faria e a sua localização.
ResponderExcluirO castelo de Faria não se localiza na freguesia de Faria, mas sim na freguesia de Pereira. É comum associar-se o castelo de Faria á freguesia com o mesmo nome, freguesia esta que curiosamente está muito próxima das ruínas do castelo.
Embora numa primeira análise esta situação pareça estranha, é muito simples de explicar e de fácil compreensão. As antigas terras de Faria (vasto terreno que se alongava até ao mar) foram ao longo dos tempos divididas em diversas parcelas que deram lugar a várias freguesias. Dado á situação geográfica do castelo, este fica automaticamente pertença da freguesia de Pereira. Por sua vez, a freguesia de Faria, herda o nome de Santa Maria de Faria e apenas fica ligada então ao castelo, pelas memórias passadas e registos documentais.
Na freguesia de Faria localiza-se o Portal da Quinta dos pedregais (local obrigatório a visitar e a fotografar) e que também este está associado ao castelo de Faria e á familia dos Farias, uma das famílias mais antigas de Portugal.
Márcio Fernandes
Aurelios.aureliosmail.com
Faria-barcelos