domingo, 18 de abril de 2010

"NO-GERÊS" Parabéns João Garcia

João Garcia no cume do Annapurna
e na história do alpinismo mundial

Eram 13h30, hora nepalesa,(8h45 em Lisboa) do passado dia 17 do corrente mês quando João Garcia atingiu o cume do Annapurna. A chegada aos 8091m foi dificultada, ao fim da manhã, pela passagem, aos 7900m, de um estreito corredor de gelo. "Foi preciso escavar degraus, e a a progressão foi muito mais lenta nesta parte final da ascensão".

Com João Garcia chegaram ao cume da décima montanha mais alta do planeta, outros oito alpinistas, espanhóis e nepaleses, integrados na equipa de Edurne Pasabán, a espanhola que procura ser a primeira mulher totalista dos 14 cumes de 8000m.

A primeira parte da ascensão, iniciada às 4h da madrugada, foi feita de forma rápida até aos 7900m. Na primeira comunicação-rádio, às 8 da manhã, a voz de João Garcia não denotava qualquer cansaço e a reocupação era antes o helicóptero contratado para filmar a parte final da ascensão.

O aparelho, um B3 pilotado por um experiente piloto nepalês, e capaz de voar até aos 8000m, poisou no acampamento-base ao fim da manhã.
Devido às baixas pressões existentes nos vales do Santuário dos Annapurna, abaixo dos 4500m acampamento base, e às nuvens que se aproximavam rapidamente do cume, o aparelho acabou por levantar voo antes do meio-dia, e captar as imagens do grupo luso-espanhol-nepalês na parte final da ascensão, antes de atingir o cume.

As imagens serão transmitidas em exclusivo, em Portugal, pela SIC.

Com a conquista do Annapurna, o alpinista português entra para a história do alpinismo nacional e mundial, e torna-se o décimo homem a conquistar, sem oxigénio artificial, as catorze montanhas mais altas do planeta.

PARABÉNS JOÃO GARCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário