sábado, 2 de janeiro de 2010

"NO-GERÊS" Serra do Gerês - Serra do Xurés

Mapa Serra do Gerês

Mapa Serra do Xurés

Em Vermelho: Fronteira com Portugal.

Em Azul: Limite actual do Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés.

Em Verde: Limite Parque Nacional Peneda Gerês.

Em Amarelo: Próxima ampliação do Parque Natural Baixa-Limia Serra do Xurés.

Projectos NATURA Xurés-Gerês e Miño-Minho

O ICNB é parceiro (beneficiário) em dois projectos co-financiados pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP/FEDER), o Projecto NATURA Xurés-Gerês - “Gestão conjunta do Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés – Parque Nacional da Peneda-Gerês”, e o Projecto NATURA Miño-Minho - “Valorização dos recursos naturais da bacia hidrográfica do rio Miño-Minho”.
Estes projectos fazem parte de uma ambiciosa estratégia transfronteiriça de conservação da natureza, e têm como objectivo primordial a protecção, preservação e integração dos recursos naturais da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, de forma a promover nas áreas protegidas fronteiriças o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade.
Com a duração prevista de dois anos (Janeiro de 2009 a Dezembro de 2010) os NATURAs Xurés-Gerês e Miño-Minho contam com a comparticipação FEDER a 75%.
Ambos os projectos têm como beneficiário principal (chefe de fila) a Xunta de Galicia - Consellería do Medio Rural - Dirección Xeral de Conservación da Natureza (DXCN). O projecto NATURA Xurés-Gerês conta também com o parceiro ADERE-Peneda-Gerês, para o desenvolvimento das actividades programadas no projecto.
No projecto NATURA Miño-Minho - “Valorização dos recursos naturais da bacia hidrográfica do rio Miño-Minho” - para além da DXCN e do ICNB, são também parceiros o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), a Escola Superior Gallaecia de Ensino Universitário / Fundação Convento da Orada, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O sucesso de ambos os projectos NATURA passa pelo envolvimento de todas as instituições e agentes do sector das duas regiões e pela capacidade de mobilização das entidades potencialmente interessadas nas áreas de intervenção dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário