quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lindoso - Parada | 17.10.2009

Placa informativa

Os Amigos da Montanha Juntaram
cerca de 60 caminheiros para mais
um trilho, agora por terras do Lindoso

Castelo do Lindoso

O Castelo de Lindoso, com classificação de Monumento Nacional, situa-se sobre um pequeno outeiro rochoso, ao lado da povoação, merecendo uma paragem e um olhar mais atento. É uma construção do reinado de D. Afonso III, estando encoberto por baluartes e obras defensivas do século XVII.

Muralhas do Castelo


Uma pequena explicação á porta do Castelo

Vista para a Albufeira do Lindoso


Espigueiros
Entre o castelo e o cruzeiro do Lindoso, situa-se o conjunto de espigueiros, datado do século XVIII, e classificado como Imóvel de Interesse Público.
Os espigueiros do Lindoso inserem-se no tipo de espigueiros estreitos e de paredes aprumadas, sub-dividindo-se em quatro tipos: a) todos em pedra, b) mistos, c) espigueiros com com corpo e cobertura em pedra e ripado em madeira, d) espigueiros com telhado de cápeas e guarda-vento. Concentram-se em torno de uma única eira, rectangular, revelando a importância do trabalho colectivo próprio das comunidades de montanha.


Verdadeiras relíquias



Milho dentro dos espigueiros


Igraja do Lindoso
Pequeno templo de fachada em
granito e torre sineira central.



Fonte da tornada


Vista Sobre a Aldeia do Lindoso



A vida é dura

O trilho

O gado a acompanhar

Garranos

Parada

Placas informativas



Por entre as ruas de Parada


Velho moinho recuperado


Tanque

Espigueiros de Parada, Portela da Leija
É um excepcional conjunto de espigueiros dos séculos XVIII / XIX, para uso agrícola. São estreitos e inteiramente em granito, com planta rectangular e paredes aprumadas com fendas verticais. Poder-se-á, também, observar um espigueiro de fendas horizontais, constituindo um dos raros exemplares desta tipologia existentes em Portugal.

Espigueiro

Placa informativa


Ao fundo a estrada que dá acesso ao tunel
da barragem que iremos visitar mais tarde
no final da caminhada


Canal de água


Moinho


Moinho e a velha ponte


Poço da Gola


Poço da Gola

Cogumelo
(boletus edullis)



Placas informativas

O trilho

Mais um Cogumelo




Gado Barrosã


Toca a subir


Pequeno Garrano

Placa informativa


Gravura rupestre




"A ovelha negra da familia"

O trilho

Os nosso guias
"Apanhados"

Trilho

Espigueiros de Parada, Eira do Tapado
Representam um conjunto de vinte e um espigueiros, dispostos em tomo de uma eira central, que datam dos séculos XVIII e XIX. Inserem-se na tipologia dos espigueiros do Lindoso, de granito, planta rectangular e paredes aprumadas, servindo para secar e armazenar o milho grosso. Poder-se-ão encontrar exemplares com uma decoração bastante cuidada.



Fonte

O velho tamque junto as alminhas
em Parada

Café do Sr. Adérito em Parada
Para alugar as casas do
Sr. Adérito em Parada:
Prisão do antigo Concelho de Lindoso

Tribunal do antigo Concelho de Lindoso

5 comentários:

  1. O 1 cogumelo é um bom comestivel (boletus edullis).

    Parabéns pela actividade
    Miguel Moura
    Rotasdobarroso.com

    ResponderExcluir
  2. Gostava de ir visitar, as fotos são bem giras!

    Já agora aproveito para perguntar, gosta de animais?

    Visite animaisemportugal.blogspot.com

    Cumprimentos,

    ResponderExcluir
  3. Paulinho, parabéns por estas magnificas fotografias.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não viram nada, Lindoso é uma zona que ainda está por explorar. os investimento que fizeram só serviram para destruir a freguesia, principalmente a EDP ou o estado português, dão cabo de riquezas naturais como o ribeiro do cabril, que tinha lagoas para tomar banho e agora tem uma albufeira poluída, culpa dos espanhóis que fazem o que querem e a nós portugueses nem nos deixam pescar com barcos a motor eclécticos, só no meio do mato, sem condições. A barragem de Lindoso foi a pior coisa que aconteceu em Lindoso, foi bom na altura para o comercio local, neste momento para a ponte da barca para receber o dinheiro que a edp dá que nem um cêntimo investem na aldeia. Desde a barragem fizeram o saneamento publico para alguns, financiados por fora, roubaram quanto quiseram, ficou mal feito, uma foça comum gigante, que o pessoal de ponte de limas até Viana do castelo, que bebem, através da captação de água em Touvedo o que eu faço no WC. TENHO VERGONHA DE VIVER NESTE PAÍS.
    PS: Lindoso é lindo vale a pena conhecer, pergunte aos locais sítios de interesse. O PNPG (parque Peneda geres) só serve para chular dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Pois eu concordo em ABSOLUTO com o anônimo e dou o meu nome por ele (CARLOS LOURENÇO RIBEIRO). As pessoas desta lindissíma freguesia-LINDOSO mereciam pelo menos um bocadinho de respeito, tanto por parte da EDP como por parte de todas as entidades locais e/ ou estado que fizeram tudo aquilo que bem lhes apeteceram, pois passaram por cima da população não lhes garantido qualquer direito. Enrriquecer á custa das húmildes pessoas que nasceram e vivem aqui é facil, agora garantir a preservação a IDENTIDADE duma terra é só para PESSOAS inteligentes...
    Enfim, como se diz aqui na aldeia é o ESTRUME do País que temos!

    ResponderExcluir